A GATA DO DALAI LAMA





 A gata do Dalai Lama é narradora e protagonista da história. Ela foi salva da morte pela generosidade do grande mestre espiritual e levada para viver com ele e seus assistentes.

E é com simplicidade que GSS ( a gata de Sua Santidade) nos ensina, por meio de suas experiências no cotidiano, como podemos ser melhores, como podemos entender, absorver e praticar a caridade, a compaixão de Sua Santidade.

A gata vacila, como nós, pensa que aprendeu alguma coisa e em seguida cai, volta quase a estaca zero.

Ela nos ensina a atenção plena com um exemplo bem simples no café do Franc. Nos transmite a sua luta contra as fraquezas felinas, muito semelhantes às fraquezas humanas. Nos mostra, com detalhes, o dia a dia do Dalai Lama e o que podemos aprender com ele, tais como a paciência, a tolerância, isso se tivermos determinação e perseverança.

A gata narra como Dalai Lama transmite seus ensinamentos com carinho, com firmeza, como no caso da senhora Trinci. Com sabedoria, como no caso do budista-fashion Franc.

Pelos olhos da gata vemos como a novidade pode nos fazer esquecer muito rápido de todo o aprendizado, adquiridos na simplicidade. Deixamos-nos nos apreender pelo luxo, pelas maravilhosas comidas. E como a aparência, o “parecer” pode se sobrepor ao ser, com a chegada do cão Kyi Kyi.

Mostra nos como os ciúmes podem turvar a nossa visão e deixar aflorar a raiva.

É uma história gostosa de ler, que nos passa ensinamentos profundos com a leveza de uma gata. Mensagem divertida e de fácil assimilação da filosofia budista.

 

A Gata do Dalai Lama.

A arte de ronronar  e A arte de Ronronar 


Comentários

Postagens mais visitadas